Assembléia Geral aprova paralisação na UFOPA - UES

Assembléia Geral aprova paralisação na UFOPA

O dia 05 de maio de 2011 significou, sem dúvida, uma data histórica na Universidade Federal do Oeste do Pará. Nele foi realizada uma das maiores e mais importantes Assembléias da comunidade acadêmica da instituição. Professores, estudantes e técnicos-administrativos lotaram o Auditório da UFOPA para discutir e aprovar ações frente ao processo repressivo instalado pela Reitoria pró-tempore de José Seixas Lourenço.

A Assembléia começou por volta das 16 horas e se estendeu até as 19h, período em que diversas pessoas fizeram falas analisando a atual situação por que passa a UFOPA. Críticas ao modelo acadêmico adotado a partir deste ano, denúncias dos problemas estruturais vivenciados na instituição e, principalmente, um clamor por democracia foram a tônica do evento.

Conforme noticiado anteriormente pelo blog da UES, a Reitoria da instituição ingressou com processos administrativos para punir o docente Gilson Costa, o servidor Wallace Souza e mais de 40 estudantes envolvidos em um protesto pacífico ocorrido na aula magna do dia 18 de março.

Frente a essa atitude autoritária, as 3 categorias da UFOPA tomaram uma postura muito clara: exigir a imediata extinção de todos os processos. Como forma de pressionar a Reitoria para tal, foi aprovada na Assembléia, por imensa maioria de votos, a proposta de paralisação das atividades da UFOPA no dia 19 de maio de 2011. Na ocasião, a comunidade acadêmica se reunirá para discutir a conjuntura atual da Universidade, bem como as principais demandas das 3 categorias.

Além disso, foi aprovada também a adesão da UFOPA ao movimento de servidores públicos federais que realizará uma paralisação nacional no dia 11 de maio, contra os ataques do governo Dilma ao funcionalismo público.

Com todo esse intenso processo de mobilização na UFOPA, as esperanças de que ‘amanhã vai ser outro dia’ são cada vez maiores.


- Texto: Ib Tapajós (coordenador da UES)
- Fotografias: Ramon Santos (diretor e fotógrafo da UES)

Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também