PARALISAÇÃO DA UFOPA NO DIA 19/05/2011

Panfleto da Paralisação: http://www.mediafire.com/?kkaf2xaaaeatbed

Caros colegas estudantes, professores e técnicos da UFOPA,
Nossa Universidade vive tempos difíceis. Desde sua criação, em 2009, a UFOPA passa por um processo ditatorial muito claro, protagonizado pela Reitoria pro tempore do Sr José Seixas Lourenço, que foi instituída unilateralmente pelo MEC, sem qualquer participação da comunidade acadêmica nessa escolha. Não temos um Conselho Universitário Deliberativo, Diretores de institutos são nomeados e destituídos ao bel prazer da Reitoria pro tempore, etc.
Além do mais, a Reitoria Seixas não admite críticas à sua gestão. Tudo é decidido dentro de 4 paredes por um grupo de “iluminados”, à despeito das necessidades e interesses da comunidade acadêmica. Aqueles que ousam questionar o atual estado de coisas na UFOPA são ameaçados, constrangidos e, em muitos casos, punidos.
O ápice desse processo ditatorial foram os processos administrativos instaurados pelo Reitor contra um professor, um funcionário e cerca de 40 estudantes da nossa Universidade. Motivo? Eles ousaram desafiar os donos do poder, através de um ato público na aula magna do dia 18 de março de 2011 no hotel Amazônia Boulevard.
Independente da estratégia de manifestação naquele momento ter sido correta ou não, NÃO PODEMOS ADMITIR que membros da comunidade acadêmica sejam perseguidos por motivos políticos! A Universidade deve ser um espaço plural e democrático, onde todos tenham voz e vez para exprimir suas demandas, descontentamentos e fazer as críticas que f orem necessárias.
Ademais, lutar contra esses processos é uma necessidade imperiosa para salvaguardar a comunidade acadêmica de ataques futuros. Dar um basta a essa situação é a melhor maneira de evitar que ela se repita!
Por tudo isso, as 3 categorias da UFOPA (estudantes, professores e técnicos), reunidas em Assembléia Geral no dia 05 de maio, decidiram pela PARALISAÇÃO das atividades da Universidade no dia 19 de maio (quinta-feira), como forma de protesto ao regime autoritário do Reitor pró-tempore José Seixas Lourenço.
A bandeira central da paralisação do dia 19 é a luta por DEMOCRACIA na UFOPA, o que implica necessariamente a EXTINÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS que pesam sobre a comunidade acadêmica. No entanto, além disso, lutaremos também pela instalação de órgãos deliberativos colegiados, eleições diretas para Reitoria e Direção dos Institutos e Programas, aprovação democrática do primeiro estatuto da UFOPA, dentre outras pautas.
É fundamental que as 3 categorias participem em peso da paralisação. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES e podemos vencer essa luta!
Durante a paralisação, haverá também debates sobre vários temas pertinentes à UFOPA, como, p.ex., modelo de gestão e estrutura acadêmico-curricular. Representantes da Comissão Estatuinte se farão presentes para dialogar com as 3 categorias acerca dos temas fundamentais que constarão no primeiro Estatuto da nossa Universidade (Vide programação no verso).
Dessa forma, esperamos toda a comunidade acadêmica na Paralisação do dia 19, para lutar conosco por DEMOCRACIA e para debater os rumos da Universidade.
COMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO PARA A PARALISAÇÃO DO DIA 19/05/2011
Contatos: Professora Andrea Rente (9163-7094), Técnico Rui Mayer (2101-3629), Discente Ib Tapajós (9145-3010)



PROGRAMAÇÃO

8:30h - ATO PÚBLICO
LOCAL: em frente do Campus Rondon.
Exposição de motivos da paralisação, com intervenções das 3 categorias, recepção e orientação para a programação do dia.

9:30h - GRUPOS DE TRABALHOS (GTs)
GT1: DEMOCRACIA
Eixos de discussão: PAD’s; Estágio Probatório; Divulgação do E-mail do Ministro e das Bancas Julgadoras dos PAD’s.
GT2: Estrutura Acadêmica da UFOPA
Eixo de discussão: modelo acadêmico, com foco no percurso acadêmico onde se esclareçam pontos obscuros, dando a oportunidade de defesa e crítica.
GT3: Gestão Universitária
Eixos de Discussões: plano diretor; prestação de contas/orçamento; planejamento; e outros.
GT4: Assistência Universitária
Eixo de Discussão: as demandas das categorias quanto RU; moradia, bolsas e outras.

11:30h SOPÃO, a ser distribuído pelo DCE em protesto à ausência de um Restaurante Universitário na UFOPA.

14h – Programação Cultural

14:30h - RETORNO DOS GT’S
Os GT’s retornam para finalizar as discussões e/ou concluir a relatoria.

17h - PLENÁRIA
Uma Assembléia das três categorias, cuja pauta é: leitura da ATA da Assembléia anterior; Relatoria dos GTs; Debates; Encaminhamentos.

20h – ENCERRAMENTO: PROGRAMAÇÃO CULTURAL

OBS. TODA A PROGAMAÇÃO SERÁ REALIZADA NO CAMPUS 1, SITUADO NA AV. MARECHAL RONDON.


Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também