Revista Crítica do Direito - 13ª Edição





 


Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas
12ª EDIÇÃO | 18 a 24 de julho de 2011





EDITORIAL



Na nossa 13ª edição, contamos com as colaborações de Fabiana Cristina Severi, Professora Doutora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, e de José Marcelino de Rezende Pinto, Professor Livre-Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, também de Ribeirão Preto, ambos da Universidade de São Paulo.
Oriundo da tese de doutoramento da professora Fabiana Cristina, o texto visa, nos termos da autora, compreender e "analisar as histórias de vida dos assentados, de modo a verificar as mudanças que eles percebem em suas subjetividades em razão da luta pela reforma agrária. Destacamos, aqui, especialmente as mudanças que os assentados percebem sobre suas concepções de direitos, participação política e cidadania." Assim sendo, é leitura obrigatória a todos que lutam por direitos e cidadania.
Em seguida, Pablo Biondi demonstra o compromisso do Estado com a reprodução do capital e o infeliz declínio dos direitos sociais.Leandro Salvador brinda-nos com suas críticas considerações sobre os argumentos referentes ao Projeto de Lei de Acesso à Informação Pública.
Por fim, Thiago Colombo esteve em Atenas a fim de nos trazer seu relato sobre os últimos acontecimentos daquela nação. Trata-se de uma riquíssima experiência a ser dividida e divulgada em todos os meios jurídicos aptos à crítica social. Leitura indispensável aos alunos e professores de direito.

   

Boa leitura!

OS EDITORES




Fabiana Cristina Severi
José Marcelino de Rezende Pinto



Buscamos analisar as histórias de vida dos assentados, de modo a verificar as mudanças que eles percebem em suas subjetividades em razão da luta pela reforma agrária. Destacamos, aqui, especialmente as mudanças que os assentados percebem sobre suas concepções de direitos, participação política e cidadania.



Leia mais clicando aqui.




Pablo Biondi



Nossa intenção com o presente artigo é utilizar o conceito de David Harvey de acumulação por espoliação (e suas implicações) para demonstrar que o Estado capitalista está profundamente comprometido com a dinâmica de reprodução de capital, não apenas como um guardião externo da ordem na produção e circulação de mercadorias, mas também como um agente econômico diretamente envolvido em tal processo.



Leia mais clicando aqui.




Leandro Salvador



Sua Excelência, o Senador Fernando Collor de Mello, escreveu artigo publicado em 18.06.2011 no caderno Tendências/Debates do jornal Folha de S. Paulo, intitulado "Acesso à informação é questão de Estado".



Leia mais clicando aqui.



OS INDIGNADOS SIM, REVOLUCIONÁRIOS NÃO
Thiago Colombo


Recentemente, estive em Atenas para participar dos debates que ocorrem na Praça Sintagma, localizada em frente ao parlamento grego, e para apoiar os dois dias de greve geral, convocada pelos dois maiores sindicatos do país, para o dia 28 e 29 de junho.


Leia mais clicando aqui.





VEJA TAMBÉM:


Antônio Alberto Machado - A Advertência e o Equívoco de Ruy Barbosa
O professor livre-docente em direito pela UNESP e coordenador do NEDA - Núcleo de Estudos de Direito Alternativo, escreve para a RCD.

Lincoln Secco - Política Sans Phrase
Lincoln Secco é professor de História Contemporânea na Universidade de São Paulo, publicou pela Boitempo Editorial a biografia de Caio Prado Júnior e contribui com a RCD.



 

ESCREVA PARA A REVISTA CRÍTICA DO DIREITO!

Dicas, críticas ou sugestões serão muito bem vindas. Escreva para nós clicando aqui.


SEJA NOSSO COLUNISTA!

Veja as normas de publicação clicando aqui.  


LEIA NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES!

Clique aqui.
Comentários
2 Comentários

2 comentários

Write comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também