Revista CRÍTICA DO DIREITO

Edição atual: Número 1, Volume 12


"Burmeister og Wain", Peder Severin Krøyer, 1885


CRÍTICA DO DIREITO | 11 a 18 de julho de 2011


Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas



SUMÁRIO



EDITORIAL



Em nossa 12ª edição, contamos com a lúcida colaboração de Luiz Ismael e sua crítica ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Júlio Moreira destaca mais uma luta dos advogados do povo no Brasil. Após a vitória no caso Battisti, é urgente a atenção para mais um caso: Mauricio Hernandez Norambuena, preso no Brasil há quase dez anos. Daniel Nagao continua suas importantíssimas considerações críticas sobre as reformas legislativas no Brasil, tratando especificamente da Reforma do Código de Processo Civil. Por fim, Eli Magalhães, testemunha ocular da história e militante político, narra a experiência da Assembléia Nacional dos Estudantes - Livre (ANEL).
A Revista Crítica do Direito vem prestar sua solidariedade à Biblioteca da Escola Nacional Florestan Fernandes, convocando todos os leitores, autores e amigos a doarem livros e material didático. Para doações, entrar em contato através do e-mail associacao@amigosenff.org.br com o assunto "Biblioteca ENFF". Mais detalhes em amigosenff.org.br/site/node/83

O quadro "Burmeister og Wain", de Peder Severin Krøyer, que ilustra esta edição foi sugestão do nosso colega Felipe Tamelini.
   

Boa leitura!

OS EDITORES



REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - PARA QUE(M)?


Daniel Francisco Nagao Menezes

A atual etapa da reformas sugeridas pelo Banco Mundial em seu parecer técnico 319 é, a reforma dos Códigos de Processos nos países Latino Americanos, recomendação esta que é seguida a risca pelo Brasil. Desde 1994 o Direito Processual Civil vem passando por uma série de reformas que resultarão logo em breve na promulgação de um novo Código de Processo Civil.


Leia mais clicando aqui.

LUTANDO PARA LUTAR: A ANEL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ALTERNATIVA PARA O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATIVO
Eli Magalhães


Certa feita, em um debate sobre a situação do movimento estudantil e o papel da União Nacional dos Estudantes (UNE), no ano de 2005, na Universidade Federal de Alagoas, um companheiro iniciou a atividade de maneira inusitada. Referindo-se a Gabriel García Márquez, em seu clássico Crônica de uma morte anunciada, arrematou que, como o escritor colombiano inicia seu livro, ele gostaria de iniciar o debate declarando a morte de seu personagem principal: a UNE.

Leia mais clicando aqui.

O CASO MAURÍCIO NORAMBUENA: DISCRIMINAÇÃO E APLICAÇÃO ILEGAL DO RDD
Júlio Moreira

Em junho de 2011, ocorreu um fato marcante para os lutadores da liberdade: enfim, Cesare Battisti foi libertado após quatro anos de prisão política a cargo do Estado brasileiro. O caso Battisti provocou e continua provocando debates entre forças reacionárias e democráticas. Mas certas forças que defendem Battisti parecem se calar diante de outro estrangeiro que se encontra preso no Brasil, há quase 10 anos: Mauricio Hernandez Norambuena.


Leia mais clicando aqui.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: A FACE DE JANO ENTRE O HUMANISMO E A VIOLÊNCIA LEGAL
Luiz Ismael Pereira

A Constituição Federal de 1988 permitiu uma reinserção da moral no ordenamento jurídico, separação esta que ocorreu com a adoção de uma teoria que tornasse o Direito uma ciência pura. Trata-se do Positivismo Ético fruto dos “novos pensadores que atrelam o direito à ética e a moral ainda juspositivistas, ainda que cada um ao seu modo”, por meio da previsão legal de princípios do direito como normas.

Leia mais clicando aqui.



ALYSSON MASCARO - Entrevista Exclusiva
Alysson Leandro Mascaro, jurista, professor e membro do Conselho Editorial da Revista Crítica do Direito concede entrevista exclusiva.


ARI SOLON - Atenas à Brasileira
O professor Ari Marcelo Solon, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP e da Universidade Mackenzie, escreve um artigo exclusivo para a Revista Crítica do Direito.





ESCREVA PARA A REVISTA CRÍTICA DO DIREITO!
Dicas, críticas ou sugestões serão muito bem vindas. Escreva para nós clicando aqui.
SEJA NOSSO COLUNISTA!
Veja as normas de publicação clicando aqui.  
LEIA NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES!
Clique aqui.
Fonte: http://www.criticadodireito.com.br/
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também