CRÍTICA DO DIREITO Volume 14 | 25 a 31 de julho de 2011

Número 1 - Volume 14



"The Protest Song", Valerian Loik, 1963

CRÍTICA DO DIREITO | 25 a 31 de julho de 2011

Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas


SUMÁRIO

EDITORIAL

 
Em nossa 14ª edição, contamos com a desmistificação ideológica de Vinícius Pinheiro sobre a contraposição entre as expressões “países desenvolvidos e subdesenvolvidos”. Eli Magalhães tece considerações sobre a "ideologia jurídica" na sua crítica do “ser” e “dever ser”, temática tão ao gosto dos juristas. Thiago Colombo chama nossa atenção para a urgente necessidade de se regulamentarem o mercado publicitário e os meios de comunicação, haja vista o impacto desses sobre os cidadãos na perspectiva de uma sociedade (alienada) de consumo. Por fim, Daniel Nagao nos alerta sobre as reais possibilidades do Neoconstitucionalismo.
A Revista Crítica do Direito pede a atenção de todos que lutam por justiça para o julgamento de Carlos Alberto Brilhante Ustra, anteriormente já declarado culpado por crimes cometidos durante o Regime Militar e agora envolvido em ação de indenização pela morte do jornalista Luiz Eduardo Merlino. Mais detalhes em http://criticadodireito.blogspot.com/2011/07/pela-condenacao-do-torturador-ustra.html
O quadro "The Protest Song", de Valerian Loik, 1963, que ilustra esta edição foi sugestão do nosso colega Felipe Tamelini.
   
Boa leitura!
OS EDITORES

Vinícius Magalhães Pinheiro

No exercício da atividade docente, sempre procuramos oferecer aos acadêmicos visões de mundo cada vez mais progressistas e libertárias, o que nos faz enfrentar constantes polêmicas. É bastante usual nos defrontar com a contraposição entre países subdesenvolvidos (ou, numa perspectiva mais romântica, países em desenvolvimento) e países desenvolvidos.

Leia mais clicando aqui.

Eli Magalhães

A crítica marxista do direito tem contribuições de imenso valor no que diz respeito ao entendimento do fenômeno jurídico. A principal delas tem sido aquela que, com raízes no soviético Pashukanis, concebe a forma jurídica como correlata à forma mercadoria.

Leia mais clicando aqui.

Thiago Colombo

Sigmund Freud deu especial ênfase ao complexo de Édipo e à identificação do indivíduo com o pai no processo de formação da personalidade humana no final do sec. XIX e começo do séc. XX.

Leia mais clicando aqui.

Daniel Francisco Nagao Menezes

Recentemente o constitucionalismo de todo o mundo vem debatendo o chamado Neoconstitucionalismo, encontrando muitos defensores em nosso país. Em síntese as características do Neoconstitucionalismo são:

Leia mais clicando aqui.



ALYSSON MASCARO - Entrevista Exclusiva
Alysson Leandro Mascaro, jurista, professor e membro do Conselho Editorial da Revista Crítica do Direito concede entrevista exclusiva.


ARI SOLON - Atenas à Brasileira
O professor Ari Marcelo Solon, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP e da Universidade Mackenzie, escreve um artigo exclusivo para a Revista Crítica do Direito.



ESCREVA PARA A REVISTA CRÍTICA DO DIREITO!
Dicas, críticas ou sugestões serão muito bem vindas. Escreva para nós clicando aqui.
SEJA NOSSO COLUNISTA!
Veja as normas de publicação clicando aqui.  
LEIA NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES!
Clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também