CRÍTICA DO DIREITO Volume 15 | 1 a 8 de agosto de 2011

Edição atual: Número 1, Volume 15


"Manifestación", Antonio Berni, 1934

CRÍTICA DO DIREITO | 1 a 8 de agosto de 2011
Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas


SUMÁRIO

EDITORIAL

Em nossa 15ª edição, contamos com o sereno texto de Thiago Calheiros, iniciando uma série de artigos críticos sobre a influente obra Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen. Na seqüência, Thiago Colombo nos traz seus ácidos comentários sobre a relação “imprensa e liberdade de imprensa”. Por fim, Thiago Lion tece perspicazes observações sobre o atualíssimo tema da crise econômica mundial, iluminando a consciência de todos sobre o que de fato são as “respostas” a já endêmica crise que se arrasta desde 2008..

O quadro "Manifestación", de Antonio Berni, que ilustra esta edição foi sugestão do nosso colega Felipe Tamelini.
   
Boa leitura!
OS EDITORES

Thiago Arcanjo Calheiros de Melo

É muito comum na seara da ciência do Direito considerar marxismo e Direito como elementos quase incomunicáveis. Na pesquisa de algumas questões iniciais, logo se percebe que um dos fatores que mais contribui para tal “quase incomunicabilidade” é a oposição marcante entre Marxismo e as concepções filosóficas positivistas. Bem observando, no interior das ciências jurídicas, esse positivismo toma muitas vezes corpo enquanto Normativismo.

Leia mais clicando aqui.

Thiago Colombo

Em boa parte do mundo, qualquer um que se atreva a tratar da questão da “regulamentação da imprensa” corre o risco de ser ridicularizado antes mesmo de expor as razões pelas quais defende a imposição de limites aos meios de comunicação. As razões das críticas são sempre óbvias “essa regulamentação viola a Constituição”, “a imprensa não pode ser regulada”, “é um atentado a liberdade”...

Leia mais clicando aqui.

Thiago Lion

A crise financeira internacional continua seu caminho firme rumo à catástrofe, confundindo os “especialistas econômicos”. As novidades das últimas semanas incluem o contágio da Itália, que subitamente se descobriu afogada em um poço de dívidas equivalente a mais de 120% de seu PIB e os Estados Unidos, que de uma hora para outra se tornou o foco das atenções pela possibilidade real de dar calote se republicanos e democratas não conseguirem chegar a um acordo sobre o aumento do limite da dívida americana, que lá seria estabelecido por lei que deve ser aprovada até 02 de agosto.

Leia mais clicando aqui.



ALYSSON MASCARO - Entrevista Exclusiva
Alysson Leandro Mascaro, jurista, professor e membro do Conselho Editorial da Revista Crítica do Direito concede entrevista exclusiva.


ARI SOLON - Atenas à Brasileira
O professor Ari Marcelo Solon, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP e da Universidade Mackenzie, escreve um artigo exclusivo para a Revista Crítica do Direito.



ESCREVA PARA A REVISTA CRÍTICA DO DIREITO!
Dicas, críticas ou sugestões serão muito bem vindas. Escreva para nós clicando aqui.
SEJA NOSSO COLUNISTA!
Veja as normas de publicação clicando aqui.  
LEIA NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES!
Clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também