Revista CRÍTICA DO DIREITO | 8 a 15 de agosto de 2011

CRÍTICA DO DIREITO | 8 a 15 de agosto de 2011
Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas


SUMÁRIO

EDITORIAL

Em nossa 16ª edição, contamos com a as considerações críticas de Daniel Nagao sobre a natureza mesma dos tão famosos e discutidos direitos humanos. Na seqüência, Júlio Moreira nos traz seus polêmicos comentários sobre o caráter em tese de “esquerda” de alguns Estados latino-americanos. Luiz Ismael tece perspicazes observações sobre o mito do rapto de Perséfone, incitando-nos à reflexão ao modo da boa e velha filosofia do direito. Por fim, Thiago Calheiros dá continuidade a sua série de artigos sobre a Teoria Pura do Direito, iniciando a discussão sobre o Direito e sua autonomia.
O quadro "Bolshevik", de Boris Kustodiyev, que ilustra esta edição foi sugestão do nosso colega Felipe Tamelini.
   
Boa leitura!
OS EDITORES

Daniel Francisco Nagao Menezes

Um dos temas mais festejados, debatidos e defendidos, é o tema dos Direitos Humanos. Não só trabalhos universitários em toda as ciências humanas vem sendo escritos, mas também a organização de movimentos sociais de defesa dos chamados direitos humanos vem acontecendo sem esquecer, a pauta dos discursos políticos que está impregnada com a promoção dos direitos humanos.

Leia mais clicando aqui.

Júlio da Silveira Moreira

O Relatório brasileiro apresentado ao III Congresso da IAPL (Associação Internacional dos Advogados do Povo), em novembro de 2003, apontava o crescimento da crise geral do capitalismo, repercutindo na fascistização dos governos da América Latina no contexto pós 11 de setembro de 2001:

Leia mais clicando aqui.

Luiz Ismael Pereira

Nono de Panápolis, escritor da Dionysiaca, foi responsável pela catalogação do mito do rapto de Perséfone ao mundo dos mortos por Hades que, apaixonado por sua beleza, não se conteve com a negativa de casamento por parte da mãe da jovem, a deusa Deméter.

Leia mais clicando aqui.

Thiago Calheiros

Continuando a Série DEBATES SOBRE A TEORIA PURA DO DIREITO, nesse artigo, trataremos de expor as discussões acerca da "autonomia" do Direito. Na primeira parte, desenvolve-se a crítica problematizando as considerações sobre a origem gnosiológica da autonomia do Direito, que na obra surge como uma "teoria pura".

Leia mais clicando aqui.

ALYSSON MASCARO - Entrevista Exclusiva
Alysson Leandro Mascaro, jurista, professor e membro do Conselho Editorial da Revista Crítica do Direito concede entrevista exclusiva.

ARI SOLON - Atenas à Brasileira
O professor Ari Marcelo Solon, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP e da Universidade Mackenzie, escreve um artigo exclusivo para a Revista Crítica do Direito.



ESCREVA PARA A REVISTA CRÍTICA DO DIREITO!
Dicas, críticas ou sugestões serão muito bem vindas. Escreva para nós clicando aqui.
 
SEJA NOSSO COLUNISTA!
Veja as normas de publicação clicando aqui.  
 
LEIA NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES!
Clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também