Revista Crítica do Direito - Número 1, Volume 20‏

CRÍTICA DO DIREITO | 26 de setembro a 9 de outubro de 2011
Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas


SUMÁRIO

EDITORIAL

Em nossa vigésima edição, temos a honra de contar com a contribuição de um dos maiores pensadores brasileiros da filosofia e da filosofia crítica do direito, o professor Dr. Alysson Leandro Mascaro. A presente publicação nos honra não somente por sua grandeza intelectual, mas também pela notável prática de humanismo e fraternidade em seu dia-a-dia. No texto que ora apresentamos, Alysson Mascaro nos faz enxergar, de modo articulado, os sentidos das mudanças políticas, jurídicas e religiosas na contemporaneidade.
Na seqüência desta edição, apresentamos o texto de Alexandre Mandl, continuando sua série "O Movimento das Fábricas ocupadas e o Direito". Daniel Nagao tece suas perspicazes observações sobre as relações da Reforma do Judiciário, o “Apagão” de Mão-de-Obra e o Ensino Jurídico. Por fim, Túlio de Andrade nos brinda com uma reflexão de extrema importância, mas ainda de pouca visibilidade nas pesquisas jurídicas brasileiras: a relação histórica entre nosso sistema tributário e a formação do Estado brasileiro.

O quadro "Road Workers Sun", de Williem de Zawart, que ilustra esta edição foi sugestão do nosso colega Felipe Tamelini.
   
Boa leitura!
OS EDITORES

Alysson Leandro Mascaro

O recrudescimento do reacionarismo religioso em nossos dias é tanto um grito desesperado quanto um projeto político específico. O grito vem dos abandonados do capitalismo e das periferias do mundo aos quais não são ofertadas sistematicamente as possibilidades de portar as armas da razão contestadora e da esperança de ações transformadoras.

Leia mais clicando aqui.

Alexandre Tortorella Mandl

Até agora vimos que as greves de ocupação e o controle operário possuem respaldo legal. Cabe agora verificar a legalidade da reivindicação do MFO quanto à estatização sob controle operário.
Como já discutimos, o MFO se diferencia de outras experiências de autogestão por ter como perspectiva a estatização sob controle operário.

Leia mais clicando aqui.

Daniel Francisco Nagao Menezes

Muita tinta foi gasta recentemente para comentar a falta de mão de obra no Brasil. Constantemente são apresentados dados catastróficos sobre a dificuldade do Brasil em criar quadros técnicos e, quadros universitários na área de engenharia em número e qualidade suficiente para atender a necessidade do mercado, fato este que se agravará com o início da exploração do pré-sal, caso não sejam tomadas medidas urgentes.

Leia mais clicando aqui.

Túlio Avelino Teles de Andrade

O artigo se propõe a expor, de maneira inicial, o que alguns autores teorizaram sobre o desenvolvimento do capitalismo no Brasil e a nossa revolução burguesa, com atenção aos conflito de classe. Além disso, apresenta-se a ação da burguesia brasileira nas definições dos rumos do país, mormente quando deixamos de ser um país colonial para nos tornarmos uma nação dependente.

Leia mais clicando aqui.

ALYSSON MASCARO - Entrevista Exclusiva
Alysson Leandro Mascaro, jurista, professor e membro do Conselho Editorial da Revista Crítica do Direito concede entrevista exclusiva.

ARI SOLON - Atenas à Brasileira
O professor Ari Marcelo Solon, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP e da Universidade Mackenzie, escreve um artigo exclusivo para a Revista Crítica do Direito.



ESCREVA PARA A REVISTA CRÍTICA DO DIREITO!
Dicas, críticas ou sugestões serão muito bem vindas. Escreva para nós clicando aqui.
 
SEJA NOSSO COLUNISTA!
Veja as normas de publicação clicando aqui.  
 
LEIA NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES!
Clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também