UFOPA debate perspectivas de emancipação do estado do Tapajós

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nos dias 26 e 27 de outubro de 2011, em Santarém (PA), o Seminário “Perspectivas de Emancipação do Estado do Tapajós”. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento acontecerá no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar, situado na entrada do Campus Tapajós, no bairro do Salé.

Organizado pelo GT-Tapajós, formado por professores da UFOPA, o evento visa a promover um amplo debate com a população da região sobre a divisão do território do Pará para a criação de novas unidades federativas, como o estado do Tapajós, na região Oeste do Pará, área de atuação da UFOPA.

Durante o evento serão discutidos temas relacionados à geopolítica e desenvolvimento regional do Oeste do Pará; economia regional e os cenários de desenvolvimento para um novo estado; gestão de recursos e ordenamento territorial; a divisão do Pará como estratégia para o desenvolvimento da Amazônia; entre outros.

O evento contará com a participação de pesquisadores de diversas áreas, como a geógrafa Bertha Becker, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UFRJ). Membro da Academia Brasileira de Ciências e Doutora Honoris Causa pela Universidade de Lyon III, Bertha Becker é referência em estudos sobre a geografia política da Amazônia e do Brasil.

Mais informações e inscrições pelo correio eletrônico seminariotapajos@hotmail.com.

GT-Tapajós – Criado pela portaria nº 1.196 de 30 de junho de 2011, da Reitoria da UFOPA, para debater a criação do estado do Tapajós, o grupo de trabalho GT-Tapajós é formado pelos professores Marcos Ximenes Ponte (PROPPIT), Edivaldo da Silva Bernardo (ICED), Jackson Fernando Rêgo Matos (IBEF), Socorro Pena (ICS), Sandro Augusto Viegas Leão (ICS) e Keid Nolan Silva Sousa (ICTA).

Confira a programação completa do seminário “Perspectivas de Emancipação do Estado do Tapajós”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

21/10/2011
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também