NOTA DA COMISSÃO ESTATUINTE - UFOPA

“Quando tudo parece distante e inatingível, o esforço aliado a muitas lágrimas e suor faz com que uma utopia se torne a mais bela das realidades”.
(Babi Arruda)

A Comissão Estatuinte (Portaria n.º 1072/2011-Reitoria) vem, por meio do presente instrumento, convidar a Comunidade Acadêmica para uma reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos no corrente ano, após concluir uma de suas principais metas: elaborar a minuta do Estatuto da UFOPA, disponível a toda Comunidade Universitária.

Não há dúvidas de que o ano vindouro será labiorioso para a Comissão Estatuinte e particularmente significativo para a história da UFOPA nos anos seguintes. As metas futuras estão definidas. Os desafios estão futuros lançados.

Indubitavelmente, para obter sucesso na realização de seus trabalhos, a Comissão Estatuinte precisará da participação de toda a comunidade universitária. Não podemos esquecer que o homem é o construtor do mundo, o edificador da realidade. Portanto, a história da UFOPA não está subordinada a caprichosa vontade do “destino”. Ao contrário, ela é construída, fundamentalmente, por cada docente, cada técnico e cada discente. Dessa forma, impõe-se a cada um desses agentes o poder/dever de participar ativamente na construção dos pilares sobre os quais serão edificados os trilhos que conduzirão a história da UFOPA nos próximos anos.

Enquanto síntese de múltiplas determinações, a UFOPA revela-se como um cenário antinômico construído cotidianamente nas relações que se estabelecem entre docentes, técnicos e discentes.

Partindo desses pressupostos, a Comissão Estatuinte espera que toda a comunidade universitária participe ativamente na construção do Congresso Estatuinte, marcado para 02 a 05 de abril do ano vindouro. Acredita a Comissão que, enquanto sujeitos históricos, discentes, técnicos em educação e docentes, subjetivamente conectados em uma sintonia traduzida no respeito mútuo, poderão definir e/ou redefinir o curso histórico da UFOPA para os próximos anos.

Cabe observar que a minuta do Estatuto apresentada pela Comissão à Comunidade Universitária, em outubro, ainda está aberta as proposições até o final de dezembro.

Para finalizar, a Comissão Estatuinte agradece o apoio recebido pela Comunidade Universitária e deseja os votos de um feliz Natal e um ano vindouro cheio de prosperidade a todos.

Comissão Estatuinte
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também