CARTA ABERTA: PARFOR - SINDUFOPA

Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará

CARTA ABERTA: PARFOR

Santarém, 01 de fevereiro de 2012

Prezados Professores e Afiliados, a Direção da SINDUFOPA – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará, comunica aos seus afiliados que acompanhará todos os casos de docentes que saíram da cidade de Santarém sem o dinheiro das diárias e passagens para trabalhar no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) em janeiro-fevereiro de 2012. Lamentamos novamente a improvisação da administração pública federal na gestão dos recursos públicos em relação à disponibilização das diárias e passagens em tempo hábil. Além disso, repudiamos as precárias condições de trabalho à que estão submetidos muitos alunos e professores no PARFOR, constatando que em alguns municípios, as salas de aula não estão refrigeradas, isoladas acusticamente, resguardadas das fortes chuvas sazonais, além de faltar projetores audiovisuais (os data-shows são escassos e os professores são obrigados a fazer rodízios ou levar o seu) e material de consumo (pinceis e apagadores). Mostra-se uma vez mais como os responsáveis públicos educacionais (federais e municipais neste caso) não respeitam nem valorizam a formação de professores da educação básica deste país.

Repudiamos também a superintesificaçao das aulas que não só sobrecarrega o trabalho docente, quanto inviabiliza o aprofundamento do assunto por parte do aluno. É um absurdo que uma disciplina programada em 60 horas seja concluída em seis dias corridos na maioria dos casos. Sugerimos que na programação das ofertas nas próximas etapas do PARFOR seja considerada a oferta de, no máximo, seis horas aula por dia, permitindo que uma disciplina de 60 horas seja ministrada, no mínimo, em dez dias letivos.

Cabe destacar por último que a UFOPA deixou de fornecer gratuitamente o material didático para os alunos do PARFOR, fato atípico nas IFES desta região (por exemplo, a UFPA disponibiliza 100 cópias por disciplina e aluno). Contraditoriamente, a administração da UFOPA, com dinheiro do MEC, vai voltar a editar este ano 1.300 cópias para cada um dos 4 módulos do CFI (EIA, LLC, OEC, SND), não obstante estes tenham recebido fortes críticas pelos fracos conteúdos, inexistência de corpo editorial e quebra de autonomia docente.

Atenciosamente,

DIRETORIA DO SINDICATO DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – SINDUFOPA-S. SIND, SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN (SINDICATO NACIONAL)

e-mail sindical: sindufopa@gmail.com