CRÍTICA DO DIREITO | 26 de março a 8 de abril de 2012

Número 1 - Volume 33

"Pipas", Cândido Portinari, 1941


Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas


SUMÁRIO

EDITORIAL

Na atual edição, temos a grande satisfação de anunciar a publicação de "Alexandra Kollontai, feminismo e socialismo. Uma abordagem crítica do direito", de Paula Loureiro, pela prestigiada e tradicional Editora AlfaOmega (www.alfaomega.com.br). Com prefácio do professor Alysson Mascaro, trata-se de obra ímpar e de leitura obrigatória, e que será o quanto antes resenhada pela nossa revista. Leia entrevista da autora e saiba mais sobre a obra clicando aqui.

Ainda, a Revista Crítica do Direito declara seu apoio ao "Manifesto de Juízes Brasileiros" sobre a urgente necessidade de se instalar a Comissão da Verdade a fim de se apurar os crimes cometidos pelo Regime Militar. Leia o manifesto clicando aqui.
Os "Cadernos de pesquisa marxista do direito", uma respeitável publicação da Editora Expressão Popular (www.expressaopopular.com.br), promove chamada para artigos do seu segundo número, um dossiê especial sobre direito internacional. Mais detalhes, clique aqui.

Por fim, contamos com a colaboração de Oswaldo Akamine Jr. e sua astuta crítica das limitações estruturais da atividade jurisdicional para fins de emancipação humana. Na sequência, Alessandra Magalhães Benjamin elabora uma reflexiva crônica a respeito das ilusões burguesas sobre a liberdade. Ainda, temos a imensa honra de publicar - pela primeira vez um autor estrangeiro publica na Revista Crítica do Direito - o texto da Professora Titular da Universidade de Westminster, Londres, Radha D'Souza. Em seu "Três Atores, Duas Geografias, Uma Filosofia: A Camisa De Força Dos Movimentos Sociais ", a professora Radha apresenta as razões, em seus próprios termos, da "crise intelectual da 'esquerda'". É um momento raro para o público brasileiro. Por fim, com muito brilhantismo e didática, Júlio Moreira apresenta o pensamento da professora Radha.

O quadro "Pipas", de Cândido Portinari, ilustra esta edição.

Boa leitura!
OS EDITORES

Oswaldo Akamine Jr.

Este pequeno texto foi pensado para ser, antes de mais nada, um estímulo ao debate. Eu o concebi na forma mais coloquial possível, para expor de maneira clara meus argumentos e conclusões, mas procurei preservar o bom costume acadêmico de creditar os autores das ideias que aqui encadeio – e, embora seja este um escrito original, não há nada realmente “novo” em meu texto. Pois bem: o que defendo, ao longo das linhas que seguem, é que a atividade jurisdicional é essencialmente conservadora e, assim, seu papel na emancipação social é praticamente nulo.

Leia mais clicando aqui.

Alessandra Magalhães Benjamin

Quantas propagandas na televisão você já viu? Quantas realmente chamaram sua atenção? E quantas lhe levaram a refletir? Uma escova de dente com uma voz infantil fica encantada ao se encontrar dividindo o mesmo local – um copo guarda-escovas – com seu ídolo, outra escova dotada, dentre outras características, de um limpador de língua.

Leia mais clicando aqui.

Radha D'Souza

Os desafios da "globalização" renovaram o interesse nos movimentos sociais e geraram um discurso em torno das desigualdades e da justiça social. O surgimento de inúmeras revistas  , a criação de centros especiais para estudar os movimentos sociais  , de publicações acadêmicas sobre os movimentos sociais  , as fronteiras imprecisas entre o ativismo e a pesquisa com financiamento, que tem aberto o campo do ativismo científico , assim como os financiamentos para a pesquisa sobre os movimentos sociais por agências de fomento de destaque são prova do interesse nos movimentos sociais.

Leia mais clicando aqui.

Júlio da Silveira Moreira

Com muita satisfação, a Revista Crítica do Direito introduz seus leitores nas ideias da indiana Radha D'Souza, professora da Universidade de Westminster, em Londres. Ela deu palestras em universidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em outubro de 2010, com o tema: Três atores, duas geografias e uma filosofia: a camisa de força dos movimentos sociais na Índia . Perpassando com detalhes a história dos conflitos sociais na Índia e as respostas dos três atores (economia, Estado e sociedade civil), ela coloca a tensão existente entre os "movimentos de justiça global", muitas vezes enfocados como "novos movimentos sociais" e as lutas de emancipação fundadas nas revoltas anticoloniais e na insurgência Maoísta.

Leia mais clicando aqui.

ALYSSON MASCARO - Religião, Direito e Política na Atualidade
O jurista Alysson Leandro Mascaro, Doutor e Livre-Docente pela USP, professor de direito no Largo São Francisco e na Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro do conselho editorial da RCD nos prestigia com um artigo exclusivo.

ARI SOLON - Atenas à Brasileira
O professor Ari Marcelo Solon, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP, escreve um artigo exclusivo para a Revista Crítica do Direito.

ANTÔNIO ALBERTO MACHADO - A advertência e o equívoco de Ruy Barbosa
Antônio Alberto Machado, Professor Livre-docente em Direito pela UNESP e coordenador do NEDA (Núcleo de Estudos de Direito Alternativo), contribui com a Revista Crítica do Direito.



ESCREVA PARA A REVISTA CRÍTICA DO DIREITO!
Dicas, críticas ou sugestões serão muito bem vindas. Escreva para nós clicando aqui.
SEJA NOSSO COLUNISTA!
Veja as normas de publicação clicando aqui.  
LEIA NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES!
Clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também