Vídeo - Alysson Mascaro - A relação entre Estado e forma política


O jurista e filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro esteve em Brasília para a conferência de lançamento de seu aclamado livro "Estado e forma política". Realizada no Sindicato dos Bancários no dia 2 de julho, a conferência teve como título "A relação entre Estado e forma política: como as políticas exploratórias do capital reconfiguram o Estado em tempos de neoliberalismo".

0:00:00 Apresentação e minuto de silêncio
0:05:13 Julimar Roberto (CUT - Brasília)
0:08:20 Rodrigo Rodrigues (SINPRO)
0:13:04 Eduardo Araújo apresenta Alysson Mascaro
0:14:46 Alysson Leandro Mascaro

"Estado e forma política", modifica o estudo da teoria do Estado e da ciência política. A opinião é de Slavoj Žižek, convidado a escrever o texto de quarta capa, e que se surpreendeu com o que considera como "simplesmente a obra mais importante do pensamento político marxista nas últimas décadas".

Mascaro, professor da Universidade de São Paulo e do Mackenzie, rompe com as visões que dominam a leitura sobre o Estado e a política na atualidade e estabelece um campo original de análise científica. Ele sustenta sua análise do Estado nas categorias fundamentais da reprodução capitalista, como a mercadoria. "Marx disse que o segredo da mercadoria não reside em algum conteúdo escondido sob sua forma, mas em sua própria forma. O livro de Mascaro foca-se precisamente nesta dimensão crucial. É um trabalho que fornece a estrutura conceitual básica para lidar com o assunto Estado. Um trabalho histórico que mudará todo o seu campo de estudo e estabelecerá seus próprios padrões!", conclui Žižek.
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também