Livro - Sobre o Socialismo - Ivo Tonet

 Autor: Ivo Tonet

ISBN: 978-85-65999-05-2

Edição: 2ª

Páginas: 46 (livro de bolso)
  
Prefácio: Socialismo ou barbárie. Nunca essa afirmação teve tanta atualidade como hoje. E, paradoxalmente, nunca, como hoje, o socialismo esteve tão ausente do horizonte da humanidade. O fracasso de todas as tentativas de construção de uma sociedade socialista e o recente desmoronamento dos chamados países socialistas pareceram trazer a prova definitiva do caráter utópico dessa proposta. Ao lado disto, as profundas transformações acontecidas no processo produtivo e seus rebatimentos no conjunto da sociedade, também pareceram tirar de cena aquele que era considerado o sujeito fundamental de uma revolução socialista, o proletariado. Diante disso, parece nada mais ter restado como horizonte, para a humanidade, senão o aperfeiçoamento da atual ordem social.
Mas, as profundas contradições inerentes ao sistema capitalista continuam a existir e, mais ainda, a se agravar, intensificando, cada vez mais, a desigualdade social e, com ela, os problemas sociais de toda ordem. Sem nenhum pessimismo, pode-se afirmar que o futuro da humanidade é extremamente sombrio com a continuidade da existência do sistema capitalista.
Trata-se, portanto, do futuro da humanidade. Deste modo, a discussão a respeito da possibilidade e da necessidade de superação desta ordem social e da construção de uma outra forma de sociabilidade, para além e superior ao capitalismo, é da máxima urgência.
É para isso que esse pequeno livro pretende contribuir.




Sumário:

Prefácio à segunda edição

Introdução
1. O que o socialismo não é
2. O que o socialismo é
2.1 Um pressuposto fundamental: o trabalho como fundamento do ser social
2.2 A sociedade capitalista
2.3 Para além do capitalismo e do capital
3. Como chegar lá?
Sugestões de leitura

Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também