Chamada de artigos para dossiê “Mulher e Mídia”

A Revista Observatório informa a chamada de trabalhos para a edição Janeiro-Abril de 2017 (v.3, n.1), que recebe artigos até o dia 28 de fevereiro de 2017 e cujo tema do dossiê é “Mulher e Mídia”. As editoras convidadas da edição são: Dra. Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT); Dra. Sandra de Souza Machado, professora visitante da Universidade de Brasília (UnB) e Editora do Blog Igualdade – Correio Braziliense.

Ementa

As mídias informacionais e publicitárias – cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, livros, panfletos, cartazes, outdoors – contribuem para a formação da opinião pública. Se tais mídias, inseridas no processo de produção da informação e da propaganda, reforçam estereótipos e (más) representações sociais, intensificam a desigualdade e o desequilíbrio entre os gêneros (inclusive, para além do binarismo patriarcal) e evidenciam formas de sexismo, preconceitos e discriminações. Assim, não exercem a responsabilidade social, que é formar cidadãs e cidadãos conscientes e críticos.

É de fundamental importância que os meios de Comunicação Social sejam instrumentos para a propagação e a perpetuação da igualdade entre gêneros, principalmente, para a mudança das atuais representações imagéticas das mulheres. Tais mudanças de paradigmas visam a construção de nações inseridas na vanguarda das sociedades desenvolvidas, que respeitam a dignidade e valorizam a pessoa humana.

O dossiê Mulher e Mídia, nesse sentido, aceitará artigos que versem sobre as representações das mulheres nas mídias, em seus vários produtos, com destaque para as relações de gênero que são construídas e desconstruídas nos meios de comunicação de massa; a desigualdade de poder e a invisibilidade das mulheres nos cargos de poder da indústria midiática. Também será dada prioridade aos artigos que destaquem a atuação dos movimentos de mulheres, feministas, para a construção da igualdade de gênero nos meios de comunicação, bem como a construção de ferramentas para o controle social dos mass media.

Revista Observatório

A Revista Observatório é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que tem como missão atuar na promoção da discussão acadêmica e de pesquisas estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo, da Educação e das Ciências Sociais.

O propósito da Revista Observatório é constituir-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Educação, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores na confluência dessas áreas em nível nacional e internacional, tendo por base os grupos e núcleos de pesquisa no Brasil e no Exterior. A revista se pauta no princípio da democratização do conhecimento científico incentivando o acesso público, imediato e livre a todo o seu conteúdo publicado. 

Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também