Chamada para dossiês Revista Escrita da História

É com grande satisfação que o Conselho Editorial da Revista Escrita da História divulga aos pesquisadores a chamada de artigos para compor os dois dossiês de 2016. Lembramos que recebemos artigos livres e resenhas em fluxo contínuo. Para maiores informações sobre a elaboração dos textos e processo de avaliação adotado pelo periódico, clique aqui.

1) Dossiê: Elites e instituições no Brasil colonial

Nas últimas décadas verifica-se na produção historiográfica brasileira uma atenção maior às trajetórias individuais e de grupo, o que, em certa medida, tem alterado o conhecimento que se tinha do funcionamento das mais diversas instituições coloniais. O propósito desse dossiê é acolher trabalhos que não apenas descrevam a trajetória dos indivíduos e grupos, mas que as relacione com as transformações das instituições que, em certa medida, regulavam a dimensão política, econômica e cultural da sociedade colonial. Pretende-se contemplar propostas que valorizem a diversidade da sociedade colonial, seu desenvolvimento e expansão ao longo do séculos e no espaço.

Data limite para envio de artigos: 31 de março de 2016

2) Dossiê: Elites e instituições no Brasil Império

A história política renovada tem procurado enfatizar as dimensões sociais e culturais do poder relacionando-as com as transformações nas instituições que regulavam de certa maneira a vida política nas mais diferentes épocas. Dentro dessa perspectiva, vários estudos tem destacado a participação das elites, no sentido de um grupo formado a partir de relações sociais em um contexto específico, nos diversos âmbitos do político, que começaram a se delimitar mais efetivamente no período imperial. A proposta do presente dossiê é agregar trabalhos que explicitem as relações dessas elites e suas práticas nas instituições imperiais, em seus variados níveis: local, regional e central. Ao mesmo tempo, busca-se analisar as trajetórias dessas elites que vivenciavam as vicissitudes desse momento de transição de colônia para império, marcado por continuidades e rupturas.

Data limite para envio de artigos: 31 de agosto de 2016

ISSN: 2359-0238


Fonte: http://www.escritadahistoria.com/revista/index.php/escritadahistoria/announcement/view/10
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também