Livro: Políticas Públicas, Espaço Local e Marxismo



Autor(es): Daniela Lippstein, Guilherme Estima Giacobbo, Rafael Bueno da Rosa Moreira
Idioma: Português
Editora: Essere nel Mondo
Ano de Publicação: 2015
ISBN: 978-85-67722-33-7
Formato: Somente formato eletrônico
Download Grátis

A ideia da Obra "Políticas Públicas, Espaço Local e Marxismo: Manifesto da Ala Marxista" se materializa a partir da ideia de um grupo de colegas por ocasião das discussões proporcionadas pela disciplina de Teoria Política Contemporânea do Mestrado em Direito da UNISC. Esse grupo motivado a discutir e defender assuntos polêmicos, dentro da temática das políticas públicas de inclusão social, combate à pobreza, às desigualdades sociais e ações afirmativas, após sucessivos debates ao longo dos semestres, passou a ser conhecido entre os colegas como a "Ala Marxista". Diante do aprofundamento dos temas e do amadurecimento teórico das discussões, o grupo então decide reunir trabalhos acerca de tópicos relacionados às temáticas de Políticas Públicas, Espaço Local e Marxismo.

Esta iniciativa tem o objetivo de reunir uma gama de temáticas atuais, com seu eixo comum versando sobre políticas públicas, inclusão social, espaço local e democratização, relacionando com tópicos da teoria Marxista, situando como pano de fundo um Estado com imenso potencial cultural e econômico e que simultaneamente encontra dificuldades de se libertar das amarras oligárquicas que originaram a divisão de classes no Brasil, além de perpetuar um contexto de miséria e exclusão social.
O conteúdo plural dos assuntos abordados neste livro é um convite ao leitor para que transite sobre temas como a teoria do direito e a dogmática jurídica atual, políticas públicas de gênero, questões ambientais, educação, resolução alternativa de conflitos, participação social, autonomia do espaço local e democracia. Essas abordagens consubstanciam-se em um apanhado crítico, sob o ponto de vista social, em que ficam evidentes as contradições e deficiências de uma sociedade plural, mas desigual, embora dotado de imenso potencial emancipatório.

Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também

Postagens mais visitadas