(Ebook) Leituras Freirianas: Diálogos Que Permanecem - Joelma Carvalho Vilar, Sheyla Gomes De Almeida, Patrícia Martins Lima Pederiva (Orgs.)

Esse é um Livro feito de Diálogos…
Dos mais francos e belos diálogos de pessoas que, em dado momento de suas existências, estudaram, trabalharam e viveram sob a inspiração da obra do Mestre Paulo Freire.
É um livro formado por pessoas muito diferentes, de distintas gerações e ocupações sociais que tiveram suas trajetórias de vida, pessoal e profissional, marcadas pela presença amorosa e potente do pensamento educacional revolucionário do maior educador brasileiro de todos os tempos.
Alguns tiveram a oportunidade de conhecer de perto Paulo Freire e trabalhar com ele, imagine você leitor que experiência ímpar. Outros estudaram quase todas as suas obras, tornando-se exímios conhecedores da epistemologia profunda e das proposições ontológicas sobre o ser humano e a educação.
Todos pautaram seu labor profissional e relacional a partir das diretrizes seguras e imorredouras de respeito e de amor ao humano e da verdade que isso emana.
Todos os autores são pessoas comprometidas com as pequenas e silenciosas revoluções cotidianas que ocorrem nas relações com as pessoas em nosso tempo-lugar (nas escolas, sindicatos, nas associações, no congresso, universidades onde esses sujeitos autores vivem a experiência de construir sua própria humanidade).
São pessoas lindas, éticas e cheias de fé e de esperança no ser humano e no mundo, pois guardam dentro de si uma histórica teimosia Freiriana de acreditar no ser humano e no mundo melhor.
Os textos presentes em Leituras Freirianas são bonitos e, ao mesmo tempo, necessários para esse momento do Brasil. Bonitos porque trazem as marcas da identidade de cada um e da vivida influência da teoria do conhecimento de Paulo Freire na ontogênese textual.
Necessário porque toca no campo da ação e da utopia, salvando-nos da alienação do ativismo e da intransitividade da consciência ingênua que a turbulência da anti-democracia e do anti-diálogo dos tempos atuais, por usar uma terminologia de Freire, pode provocar.
Fonte: http://livrandante.com.br/joelma-carvalho-vilar-outras-orgs-leituras-freirianas/
Comentários
0 Comentários

Imprimir ou salvar em pdf

Leia Também

Postagens mais visitadas